quarta-feira, 9 de março de 2016

Cine Vila Rica realiza Mostra de Documentários Varan


Entre 9 e 13 de março, espaço exibe documentários do famoso ateliê francês

Em mais uma investida na diversidade de mostras de cinemas que realiza, o Cine Teatro Vila Riva irá exibir, a partir de 9 de março (terça-feira), a Mostra de Documentários Varan. Para quem não está familiarizado, o Ateliê Varan foi criado em 1981, por Jean Rouch, para ser uma associação de realizadores e técnicos do cinema, com o objetivo de organizar ateliers de documentário pelo mundo.  Com isso, profissionais de todo o globo foram capacitados para registrarem suas rotinas eles mesmo, ao invés de terem suas culturas filmadas com olhos estrangeiros.

A mostra Ateliers Varan é realizada através de uma parceria entre o Cine Teatro e a Balafon, uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como eixos principais a organização e disponibilização do acervo de documentos audiovisuais sobre a cultura brasileira, e o contínuo enriquecimento deste acervo, por meio de novas pesquisas e documentação, além dos diversos modos de aproveitamento desses materiais, seja no campo da produção de conhecimento científico, seja no campo da criação artística.

A proposta da realização da mostra em Ouro Preto veio do Colóquio com o mesmo tema, que circula por seis cidades brasileiras, João Pessoa, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte, e Ouro Preto; e que busca refletir, nos dias 14 e 15 de março, no Salão Nobre da Escola de Minas,  sobre o fazer cinematográfico no Brasil e no mundo.  

Confira a programação completa da Mostra Ateliers Varan no site http://www.balafon.org.br/varan/op ou pela página do Cine Vila Rica no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário