segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cine Vila Rica realiza mostra de conscientização sobre suicídio

Mostra “Setembro Amarelo” exibe filmes com temática do suicídio

O Cine Teatro Vila Rica exibe, entre os dias 20 e 25 de setembro, a Mostra “Setembro Amarelo”, que chama a atenção dos espectadores para a questão do suicídio. A iniciativa surgiu do debate trazido pelo movimento de mesmo nome que, desde 2014, busca conscientizar as pessoas sobre a importância de falar sobre o problema, que ainda hoje é visto com tabu pela sociedade.

O movimento do Setembro Amarelo é mundial e acontece no mês nove, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em 2014, um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. O estudo indicou ainda que Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo. Outra questão importante revelada nesse mapeamento foi que, para cada suicídio bem sucedido, há pelo menos 20 tentativas fracassadas.

Em 2015, a organização fez outra revelação importante: o suicídio já mata mais jovens no mundo que o HIV, sendo a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito. No Brasil, o índice de suicídios na faixa dos 15 a 29 anos é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes. O país é o 12º na lista de países latino-americanos com mais mortes neste segmento. Isso revela a necessidade de falar sobre o suicídio como forma de prevenção.

O movimento Setembro Amarelo foi trazido ao Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que também realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 141 e também pelo site www.cvv.org.br.  O atendimento é realizado 24 horas por dia. Na mostra do Cine Vila Rica estão filmes como “Veronika Decide Morrer, As Virgens Suicidas, Garota Interrompida, A Liberdade é Azul, entre outros títulos com o tema. Confira a programação completa da semana:

Dia 20 (terça)

20:00

Veronika Decide Morrer


Eua – 1h43min
Drama
Dirigido por: Emily Young
Com: Sarah Michelle Gellar, Jonathan Tucker, David Thewlis

SINOPSE: Veronika (Sarah Michelle Gellar) é uma jovem de 28 anos que, aparentemente, tem uma vida perfeita: possui um bom apartamento em Nova York, é bonita e tem um ótimo emprego. Porém ela sente um vazio dentro de si mesma, sem conseguir entendê-lo. Sem conseguir entender o significado de sua vida, ela decide se suicidar tomando vários remédios. Duas semanas depois, Veronika desperta do coma e percebe que está em uma clínica para doentes mentais. Lá ela é informada que ssua tentativa de suicídio fez com que seu coração parasse, gerando ferimentos que jamais se recuperarão. Sem saber ao certo quanto tempo ainda lhe resta, ela decide viver de uma forma inteiramente diferente do que vinha fazendo até então.

Dia 21 (quarta)

18:00  

A Ponte 

Eua, Reino Unido 
Documentário
Dirigido por: Eric Steel
Com: Desconhecido 

SINOPSE: A ponte Golden Gate, que corta a baía de São Francisco, é um grande ponto turístico americano. Mas é também o lugar do mundo com o maior índice de suicídios. O diretor registrou diariamente, em 2004, a rotina sinistra do cartão-postal. Além do movimento de carros, pedestres e turistas, ele flagrou mais de 20 suicídios. No filme ele flagra pessoas subindo no parapeito da ponte e se atirando. Além de filmar o ato, o diretor foi atrás de depoimentos de familiares e amigos dos suicidas para tentar entender os motivos de tal atitude.



20:00  

As virgens suicidas

Eua – 1h36min
Drama, Romance
Dirigido por: Sofia Coppola
Com: Kirsten Dunst, James Woods, Kathleen Turner

SINOPSE: Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.


Dia 22 (quinta)

18:00 

A liberdade é Azul

Suíça, Polônia e França – 1h40min
Drama
Dirigido por: Krzysztof Kieslowski
Com: Juliette Binoche, Hélène Vincent, Emmanuelle Riva

SINOPSE: Após um trágico acidente em que morrem seu marido e sua filha, a famosa modelo Julie (Juliette Binoche) decide renunciar sua própria vida. Ela se afasta de tudo e todos e assume o anonimato em meio a multidão parisiense. Essa existência fantasmagórica é abandonada quando ela decide se envolver com uma importante obra inacabada de seu marido, um músico de fama internacional.





19:00 -  The city dark (parceria com a ASBAI no EILD)
21h30 -The city dark (parceria com a ASBAI no EILD e com o  CINEARQ / UFOP)

Dia 23 (sexta)
16:00 -   The city dark (parceria com a ASBAI no EILD)
18:00 -   CINEARQ / UFOP ( a definir o filme)

Dia 24 (sábado)
14:00  - Only lovers left alive
19h  - The city dark (parceria com a ASBAI no EILD)

Dia 25 (domingo) 

16:00 Alladin (Mostra Gratuita Infantil)

20:00

 Garota Interrompida

Eua– 2h07min
Drama, Biografia
Dirigido por: James Mangold
Com: Winona Ryder, Elisabeth Moss, Angelina Jolie Pitt

SINOPSE: Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleto de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário