terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mostra gratuita de cinema sobre "comédia" e "trash" em Ouro Preto

Cine Teatro Vila Rica realiza mostra sobre clássicos do cinema que se destacaram pelo humor satírico e baixos orçamentos


  Entre os dias  07 e 11 de dezembro, o Cine Teatro Vila Rica exibe a mostra "Comédia x Trash".  Rememorando clássicos que se destacaram pelo baixo orçamento, enredos envolventes, e principalmente por assustar e fazer rir em situações que tocam o fantástico. Esse filmes utilizam da linguagem satírica ou horrenda para brincar com os sentidos humanos mais primários, no riso e no medo. 

  Considerados gêneros marginais pela indústria cinematográfica, a comédia e o trash usam elementos considerados grotescos para a construção de uma narrativa que demonstra os sintomas da precariedade humana. Assim, o trash perpassa todos os gêneros do cinema, sempre com um pouco do ridículo e do esdrúxulo. Uma tentativa de susto que se transfoma em riso ou incômodo. Essa estética ganhou público, e junto com a comédia conquistaram um grande público cinéfilo pelo mundo. 

  No ano em que "O Incrível Exército de Brancaleone" faz 60 anos de lançamento e "Vampiro de Almas" completa  50 anos desde a primeira vez  que foi exibido nos cinemas brasileiros, o Cine Vila Rica apresenta algumas extravagâncias filmicas que entraram para a história do cinema barato. Também são exibidos os clássicos: Massacre da Serra Elétrica, Os Goonies e a Casa do Drácula.

  Para a quinta-Feira, dia 08, o Projeto Cinemas em Rede abre as portas para o cineasta baiano Henrique Dantas com o documentário "A Noite Escura da Alma". O filme retrata o período da Ditadura Cívil-Militar na Bahia, mesclando a linguagem de documentário com perfomances artísticas. Remontando esses tempos de dor, traz depoimentos de importantes personalidades como o ex-Ministro de Cultura, Juca Ferreira, a cineasta Lúcia Murat e histórias de como as pessoas lutaram para sobreviver à ditadura. 

Para o público infantil, o cinema traz duas produções que perpassam o trash e o cômico. Wall-E e Os Goonies são filmes infantis de baixa produção que marcaram gerações distintas, ambos com a capacidade de fisgar o espectador com uma narrativa emocionante que supera grandes investimentos financeiros. Os filmes serão exibidos sempre de 16:00h no sábado e domingo. 

  As sessões são  gratuitas e a retirada das entradas serão realizadas uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Cine Vila Rica.


Confira a programação completa da semana: 

Dia 07/12 (Quarta-feira)



18:00h  O incrível exército de Brancaleone, Mario Monicelli. 1966

Este clássico do cinema italiano, retrata os costumes da cavalaria medieval através de uma demolidora e bem humorada sátira. A figura central é Brancaleone, um cavaleiro atrapalhado que lidera um pequeno e esfarrapado exército, perambulando pela Europa em busca de um feudo. Trata-se de uma paródia a D. Quixote de Cervantes.
O filme consegue ser hilário, mesmo na reconstituição dos aspectos mais avassaladores da crise do século XIV, representados pela trilogia "guerra, peste e fome". Utilizando-se sempre da sátira, o filme de Monicelli focaliza a decadência das relações sociais no mundo feudal, o poder da Igreja católica, o cisma do Oriente e a presença dos sarracenos.





20:00h  O massacre da serra elétrica, Tobe Hooper. 1974

Não recomendado para menores de 18 anos
Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos que se seguiram os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.




Dia 8/12 (Quinta–feira)



19:00h Cinema em Rede: A Noite Escura da Alma, Henrique Dantas. 2015

Documentário experimental sobre o período da ditadura civil e militar ocorrida no estado da Bahia, com entrevistas realizadas no Forte do Barbalho, maior centro de tortura local, através de uma linguagem performática para contar toda a história.











Dia 09/12 (Sexta–feira)



18:00h  Os Irmãos Cara de Pau, John Landis. 1980

Após deixar a cadeia Jake (John Belushi) reencontra seu irmão Elwood (Dan Aykroyd) e juntos vão para o orfanato onde foram criados. Lá eles descobrem que o local será fechado se uma dívida de US$ 5 mil com a prefeitura não for paga. Como a freira (Kathleen Freeman) que dirige o orfanato não aceita de forma alguma dinheiro ganho desonestamente, Jake e Elwood decidem por retomar a The Blues Brothers Band, na intenção de realizar um grande show e arrecadar a quantia necessária para pagar a dívida.









20:00h  Anatomia, Stefan Ruzowitzky. 2000

Quando Paula (Franka Potente), uma brilhante e ambiciosa estudante de medicina é aceita em uma prestigiada classe de anatomia, liderada por um lendário professor, é como a realização de um sonho. Mas seus sonhos de escola em breve se tornarão pesadelos, quando vários de seus colegas de turma aparecem mortos no necrotério da universidade. Atormentada pelas mortes bizarras, Paula acaba descobrindo uma sociedade médica secreta, cujos membros realizam terríveis autópsias em seres humanos - vivos - mergulhados em um mundo macabro do qual ninguém retorna para contar a aterrorizante verdade. 




Dia 10/12 (Sábado)


16:00h  Wall-E, Andrew Stanton. 2008 

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.






18:00h  Alta Tensão, John Badham. 1990



Há quinze anos Rick Jarmin (Mel Gibson) está no Programa de Proteção de Testemunhas, por ter ajudado a condenar Eugene Sorenson (David Carradine), um traficante de drogas, que agora recebeu liberdade condicional. Paralelamente Marianne Graves (Goldie Hawn), a ex-noiva de Rick, que acreditava que ele tinha morrido em um desastre de avião o reconhece trabalhando em um posto de gasolina. Rick inicialmente nega ser o ex-noivo, mas como foi identificado quer ser remanejado e Joe Weyburn (Stephen Tobolowsky), um agente do FBI diz que agora está cuidando do seu caso, mas na verdade está trabalhando para Sorenson e Albert Diggs (Bill Duke), um cúmplice que corre o risco de ser preso. Quando Rick é quase morto por Sorenson e Diggsé salvo por Marianne, que se envolve nesta caçada na qual ela e Rick são as presas.

20:00h  The world of warcraft: atividade extra da turma de inglês


Dia 11/12  (Domingo)




16:00h  Os Goonies, Richard Donner. 1984 

Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, Os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.












18:00h Vampiro de Almas, Don Siegel. 1956

Vindo da pequena cidade de Santa Mira, o médico Miles Bennell (Kevin McCarthy) chega em São Francisco totalmente histérico. Miles conta a Hall (Whit Bissell), outro médico, que Santa Mira foi invadida por alienígenas, que literalmente se apossaram dos corpos de seus amigos e parentes. Isto seria suficiente para Bennel ter boas chances de ir para um hospício, no entanto Hall concorda em ouvi-lo. Miles narra que após uma convenção médica, ao retornar para Santa Mira, deveria ter notado que algo estranho estava acontecendo, apesar de tudo parecer normal e várias pessoas que na sua ausência ligaram para o seu consultório agora não o procurarem.







20:00h  A Casa do Drácula, Erle C. Kenton. 1945

Os veteranos do terror Lon Chaney (Lobisomem) e John Carradine (Drácula) chegam ao laboratório do Dr. Edelman (Onslow Stevens) para implorar uma cura para seus instintos assassinos. Mas apesar da sinceridade do Lobisomem, Drácula na verdade procura apenas se aproximar da enfermeira (Martha O'Driscoll), quem ele pretende convencer a se tornar uma de suas "princesas das trevas". A loucura chega a seu extremo quando o doutor descobre o corpo de Frankenstein e faz tentativas de trazê-lo de volta à vida. Esses fatos são mais do que os moradores das vilas vizinhas podem suportar, levando-os a se unir para impedir as loucuras que ameaçam a segurança de suas famílias e moradias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário